segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Formas de Educação

Leitura do texto de: Maria Luiza Belloni
Ensaio sobre a Educação a distância no Brasil.

Com o avanço das tecnologias, do século 21, as mídias eletrônicas assumem um papel cada vez mais importante, no processo de socialização da educação. As crianças, aprendem sozinhas, lidando com máquinas, cada vez mais modernas. Ao passo, que as escolas não conseguem atender as demandas, cada vez maiores e exigentes de seus alunos. Países subdesenvolvidos, com contradições, e desigualdades sociais tendem a terem mais problemas (desemprego, ignorância, etc...), causados pelo avanço tecnológico, não disponível, para toda a população.
No campo educacional a distância, aparece hoje, como um mercado promissor, dando altas taxas de retorno para os envestimentos privados, transnacionais. Colocando no mercado, produtos educacionais de baixa qualidade, a preços não tão populares. Onde, deveríamos ter, um processo de inovação educacional mais amplo, que integrasse novas tecnologias de informação,e comunicação, nos processos educacionais, para a melhoria e a expansão do ensino.Visto que eles, já estão presentes e influentes em todas as esferas, da vida social de toda população.
No Brasil, a Educação a Distância veêm passando por várias experiências decorrentes, das políticas públicas, conforme interesses políticos eleitoreiros. Em alguns estados,governos oferecem programas, transmitidos pela televisão, para alunos, e até mesmo professores, como o TV Escola. Em todo o país, na falta de uma ação para a formação continuada dos professores, esta responsabilidade passa a ser individual, de cada um.
Mas, independente das formas de educação, presencial ou a distância, precisaria haver uma inovação, quanto aos conteúdos, e às metodologias de ensino. Uma nova política, para a educação a distância, e presencial, que oportunize uma melhor qualidade, e custo, bem como a estimulação e valorização do magistéio. Para desta forma, prepararmos cidadãos conscientes,cultos, com suas responsabilidades.

Um comentário:

alexandre disse...

caro leitor essas pessoas que escrevem isso, não sabem nem se quer o que é conhecimento? não conhecem nada sobre formas de educação.....
vão ler e depois criar sites para escreverem bobagem...
muito ruim, pessimo isso que vocês escreveram!
???????