sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Experiência Poética e Aprendizagem na Infância.


Assisti a apresentação de uma aluna, da UNISC, sobre Experiência Poética e Aprendizagem na Infância.Desde o ano de 2006, um grupo de crianças de 6 anos, da perifería de Santa Cruz do Sul, se encontram duas vezes na semana, uma na sua escola e outra nas dependência de uma empresa, parceira no projeto.Com um dos objetivos, de analisar o ato de desenhar na escola. Segundo a presentadora, "as crianças se vêm maravilhadas com o que está pronto, e tentam copiar". Mas,desenhar envolve escolha, decisão,tempo, espaço, confiar no outro. Desenhar não é reproduzir o que se vê, mas imprimir marcas no mundo. Mas, para isso é necessário uma mudança de comportamento, dos professores, viver diferentes experiências com as crianças, em ambiente diferentes, e fazer com que o aluno, se relacione com seu próprio corpo. Fazendo uma relação com o trabalho apresentado,estamos desenvolvendo este mesmo, na interdisciplina de Artes Visuais,levando o aluno a fazer uma releitura da atividade proposta. Deixar que interprete o mundo de várias formas, não só da forma que vê, pronto. Mais do que ensinar,nossos alunos estão, apreendendo com seus alunos, trocando suas experiências dentro da escola. Buscando novas formas, de ensinar seus , ficando maravilhados, a cada nova descoberta. É preciso, ver outros modos de ser e estar.

Um comentário:

Cíntia Inês Boll disse...

Adriana, interessante o trabalho de pesquisa e a forma como articulas com o PEAD. Peço que complemente tuas idéias com referenciais, conceitos desenvolvidos nesta disciplina com os alunos do PEAD. Abraços.