sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Experiência.

Qualquer Conhecimento Vem a Partir da Experiência.

Qualquer conhecimento vem a partir da experiência. Compreendam que aquele que só quisesse consultar o seu espírito e fechar todos os seus sentidos não poderia pensar absolutamente nada; encontraria ainda menos nessa meditação somente interior alguma verdade relativa ao mundo... na massa dos nossos conhecimentos, que não passam da massa das nossas experiências, deve-se contudo distinguir os que se baseiam na constatação segundo as regras, isto é, com avaliações, repetições, testemunhos, provas e contraprovas, e os que são possíveis de provar ou demonstrar à maneira do geómetra.

Alain, in 'Considerações II'

Este trecho abaixo, postado por uma aluna exemplifica a aprendizagem:

" Não entendo muito de recursos, então foi muito difícil recortar, desenhar, colorir e o pior, ter coordenação com o mouse para não ficar tudo tostinho. Fiquei muito feliz com a releitura de minha obra de arte, até porque eu estava só, foi eu e mais eu! Apaguei inúmeras vezes, borrei tudo, estraguei, não conseguia saber em que botões apertar, nem onde e como colorir, mas deu certo. Acredito que este crescimento tenha sido muito significante, pois eu descobri muitas coisas sozinha e uitlizando o que já havia aprendido antes, me realizei."

Um comentário:

Cíntia Inês Boll disse...

Adriana, verifica em qual abordagem de ensino se identifica tal ascerção que fazes, a de que qualquer aprendizagem se vale da experiência. E, também, analisa a própria palavra experiência em se tratando de aprendizagem, suas limitações e não limitações. Então, são dois pedidos de qualificação desta escrita tua. Beijos.